Plantas daninhas ameaçam a lavoura de café
As plantas daninhas competem diretamente com o cafeeiro por luz, água e nutrientes

Segundo Lucas Brochado, promotor de vendas da Bayer, o manejo inadequado de plantas daninhas pode reduzir a produtividade do café em até 40%. Esse dado evidencia como o controle eficiente dessas plantas é essencial para garantir uma lavoura mais produtiva e saudável.
As plantas daninhas competem diretamente com o cafeeiro por luz, água e nutrientes, tanto no espaço aéreo quanto no subterrâneo. Essa disputa prejudica o desenvolvimento das plantas e impacta diretamente no rendimento da colheita, já que o cafeeiro vai ter menos nutrientes para produzir seu grão.
Sendo assim, o especialista, que também é engenheiro agrônomo, afirma que a chamada mato competição se torna um dos principais desafios para os cafeicultores, principalmente quando não há um manejo adequado. Manter o solo limpo e bem manejado é uma das principais estratégias para evitar perdas e garantir uma produção mais eficiente.
Por isso, investir no uso correto de ferramentas de manejo e nas melhores práticas agronômicas faz toda a diferença. A construção de uma lavoura produtiva começa no cuidado com o solo e no controle efetivo das plantas invasoras desde os primeiros estágios.
“Você sabia que o manejo inadequado de plantas daninhas pode reduzir a produtividade do café em até 40%? Essas plantas invasoras, competem por luz, água e nutrientes, ou seja, tanto por espaço aéreo, quanto pelo espaço subterrâneo no café. Fique atento com a mato competição! A diferença no café, começa no bom manejo de solo e no uso das ferramentas certas”, escreveu ele, em seu perfil oficial na rede social LinkedIn.